Logo Portal Ternura
18/09 - IBITINGA-SP
° °
Deputado Chico Sardelli

Deputado Chico Sardelli


Univesp: educação inclusiva


A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) é certamente o maior projeto social e de inclusão na área de educação no Brasil. Tenho participado da inauguração de novos polos e das aulas inaugurais pelo interior do Estado e presenciado momentos de grande emoção dos alunos que conquistaram a vaga por meio do vestibular e agora têm a grande oportunidade de cursar o ensino superior gratuitamente.

A quarta universidade pública de São Paulo que vem apresentando um crescimento impressionante pela qualidade de ensino e o interesse pelo ensino a distância. E o apoio total das co-irmãs USP, para os cursos de engenharia, Unicamp, no curso de matemática, e Unesp, no curso de pedagogia. Além do Centro Paulo Souza com o novo curso de tecnólogo em gestão pública.

Com as novas turmas formadas, que iniciaram as aulas em fevereiro, hoje a Univesp tem 42.500 alunos e 210 municípios atendidos. Um projeto do governador Geraldo Alckmin, que foi sensível à necessidade de vagas gratuitas no ensino superior, desenvolvido pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, e que tem sua expansão nas mãos do diretor da instituição, Ricardo Bocalon, com diálogo aberto junto aos prefeitos e suas equipes sobre a importância dessa parceria.

A Univesp consegue resgatar os alunos que ainda não tiveram oportunidade de fazer uma faculdade. A média de idade dos seus alunos é de 22 a 45 anos. Pessoas que trabalham, não tinham disponibilidade de tempo nem condições financeiras de pagar uma faculdade particular. Pelo ensino a distância, o aluno da Univesp se adequa aos horários de trabalho e faz o curso gratuitamente. Outro dado importante é que 85% dos alunos matriculados na Univesp vêm da escola pública.

O sonho de muitos está sendo realizado, dos mais jovens aos pais e mães de famílias. Nas inaugurações e visitas aos polos estou tendo a alegria de ouvir desses novos matriculados histórias de vida incríveis e a esperança de um futuro melhor com o diploma de ensino superior. A esses deixo meu incentivo e motivação para que não desistam no meio do caminho. Sejam perseverantes na busca desse sonho, independente das pedras que possam aparecer nessa caminhada.

Por meio do meu mandato tive a grata satisfação de intermediar a Univesp para mais de 60 municípios. Investimento em Educação é para a vida toda. O conhecimento transforma uma sociedade, um país. Esse é o legado mais importante que podemos deixar.  

 

** Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Segurança em Deus

Segurança em Deus
Claudio Freitas

Claudio Freitas

A oração da " PEQUENINA FLOR "

A oração da " PEQUENINA FLOR "
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Jesus, o Mestre do ensino, no ensino, como Mestre

Jesus, o Mestre do ensino, no ensino, como Mestre