Logo Portal Ternura
21/09 - IBITINGA-SP
° °
Deputado Vanderlei Macris

Deputado Vanderlei Macris


Entraves do Trem Regional serão discutidos em Brasília


Com a dificuldade cada vez maior da locomoção de veículos pelas vias e estradas, chegou a hora de retomarmos a discussão sobre as alternativas para amenizar esse problema. Acredito no transporte ferroviário como uma opção viável para nosso Estado e todo o País.

Em São Paulo, existe um projeto desenvolvido pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) ligando a capital paulista à Americana. É o chamado Trem Regional ou Trem Intercidades que sai de São Paulo, passa por Campinas e vai até Americana e está sendo finalizado pelas áreas técnicas da Secretaria do Governo de São Paulo.

Sugeri à Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, da qual faço parte, uma Audiência Pública para discutirmos os entraves da concretização desse projeto, a concessão de ferrovias e os seus prazos. Requerimento aceito e ela está marcada para o próximo dia 16 de Agosto, na própria Comissão, em Brasília.

Precisamos detectar todas as dificuldades para tentarmos encontrar soluções mais rápidas e se dê início às obras. Foram convidados o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa; o Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni e representantes da Empresa de Planejamento e Logística S.A. (EPL), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), da América Latina Logística (ALL) e da MRS Logística S.A .

São 135 quilômetros de linha com nove estações em seu percurso. Um dos empecilhos está na liberação das vias de carga da MRS Logística e da América Latina Logística (ALL) para implantação do projeto de passageiros junto ao Governo Federal. 

O Trem Regional tem investimento previsto de R$ 5 bilhões nessa primeira etapa. A  velocidade máxima será em torno de 160 km/h. Como a intenção é aproveitar os trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), não haveria o alto custo da compra e recolocação de trilhos.


Na prática, esse sistema poderá reduzir os congestionamentos nas rodovias, principalmente nos fins de semana e feriados. 

* Vanderlei Macris é Deputado Federal e membro da Comissão de Viação e Transporte e da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados em Brasília.

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

As graves consequências dos diversos tipos de suicídio

As graves consequências dos diversos tipos de suicídio
Antonio Tuccílio

Antonio Tuccílio

Precatórios: o calote precisa ter fim

Precatórios: o calote precisa ter fim
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Sustentabilidade pela Economia Celeste

Sustentabilidade pela Economia Celeste