SESSÃO PIPOCA

Mais um ‘papo cabeça’ sobre a saúde do SUS em Monte Alto, por anos seguidos deteriorada pelas incompetências da DRS-13 de Ribeirão Preto

Compartilhe:

CF- Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (g.n.)

Cidade tem direito a Ambulatório Medico de Especialidades – AME – e Unidade de Pronto Atendimento – UPA – até aqui NÃO instaladas por omissões, incompetências cívicas da comunidade e de seus políticos.

* Por Jótha Marthyns

O filme “Incompetências da DRS-13” tem sessões pipocas seguidas e permanece em cartaz por toda a portentosa Região Metropolitana de Ribeirão Preto O tema principal do filme são os prejuízos causados a saúde e moral do seu público alvo dentro deste município, os dependentes e usuários do SUS.

Justiça deve ser intentada. Confiram. Se nesses passados 20 anos essas gritantes omissões na prestação de serviços na área da saúde vêm prejudicando munícipes, não podemos esquecer que a incompetência maior começa com atores e atrizes dentro do Palácio dos Bandeirantes, coadjuvada pela Assembleia Legislativa e integrantes dos nossos Executivos e Legislativos. Aqui, dois Poderes omissos em suas atribuições legais por seguidas duas décadas, 2001/2020.

O povo marcado, mas feliz, miscigenados e descendentes de Caiapós, segue levando “vida de gado”, sempre se contentando com migalhas dentro das políticas públicas em saúde coletiva.

Sim, confrades, confreiras e oníricos. O povo é omisso! Desconhece e não se esforça em exercitar cidadania. Vem sendo maldosamente assim manipulado, conduzido pelos alienígenas, atores de picadeiros, instalados dentro de sarcófagos no ‘Eixo do Mal’ em Brasília.

Essa revoltante omissão do povo tem a inclusão dos ativos corruptores que corrompem os corruptos. Tudo a ver com a história. É a real deste Pais colônia iniciado por degredados enviados por reis de Portugal.

Centauros da Arcadia, o escript é sério e conclusivo. Dentro dos 27 estados da Federação, várias classes sociais, somam-se aos fanáticos por futebol, funk, baladas, samba, dependentes de cachaça e crack, vendem seus votos em troca de favores vários para analfabetos e espertalhões. Entende?

“O toma lá dá cá tupinambá” é criação de eleitores, tais quais existentes aqui, ali e acolá. Pragas devastadoras, tal qual está sendo a pandemia do ‘coronavirus’ Covid-19.

Assim caminha o Brasil. Notem que, esses festivais de filmes dramáticos, aventuras e terror tiveram produção a partir de 1500, quando os portugueses, ‘após meses de securas do mar ávidos em liberar libidos em exaustivos embates estilo solitário 5 a 1’, desembarcaram em praias baianas correndo atrás de índias exuberantes e desnudas, rodando o primeiro pornô “suruba nacional. ”

Na sequência vários outros filmes pornográficos tiveram produção com enredos envolvendo corrupção na política e políticos pátrios. Seguiram-se temas épicos e de ficção dentro de aventuras tragédias, suspenses, mistérios, fome e vícios do povo, produzidos por autores dos estados Tabajaras com destaque para nordestinos, mineiros, paulistas, paranaenses, catarinenses e gaúchos.

Voltando ao enredo no nosso filme caipira. (Qualquer semelhança com o filme Bacurau, cotado para participar do Oscar 2021 será aqui mera coincidência).

Minha equipe de Locação do set de filmagem inicia take/frame de cena na Praça Central. Silêncio. Luz, câmera, ação, rodando!

A prefeita Maria Helena Aguiar Retondini (PTB), atuando no Legislativo (2019/2020) foi ardorosa crítica da saúde dos munícipes, quando estava oferecida no tipo “meia boca” aos usuários do SUS municipal.

Na sua campanha eleitoral, candidata a ocupar o Executivo quando na caça aos votos, oferecia “melhores dias” no SUS municipal com correta distribuição de remédios de baixo e alto custo à população e também de início em governo, completar o quadro de médicos especialistas para consultas nas UBS, faltantes no quadro da saúde local por mais de 4 anos.

Pois bem, senhora prefeita, hoje 03/02/2021 11:30:47, completa- se 34 dias de sua administração. A senhora tem a posse da disputada caneta atômica e a chave quântica do cofre do tesouro municipal para cumprir perante aos seus eleitores ou não, o alegado proposto em dias de campanha pelas ruas e bairros desta “Sonho de Cidade”.

Corta!

Amigos e inimigos dentro da Sociedade dos Poetas e Escritores vivos de Monte Alto; o meu filme segue pronto. Em cartaz nesta Sessão de Quarta Nobre. Exibição em pré-estreia dentro de salas streaming de PCs, Androids, tablets, Notbooks. Entendeu?

Publicidade

Últimas colunas

Jótha Marthyns
Jótha Marthyns LEX AETHERNA, LEX DIVINA, LEX NATURALIS
LEX AETHERNA, LEX DIVINA, LEX NATURALIS
José de Paiva Netto
José de Paiva Netto CARIDADE NA ONU
CARIDADE NA ONU
Deputada Estadual Márcia Lia
Deputada Estadual Márcia Lia O TERROR EM ARAÇATUBA
O TERROR EM ARAÇATUBA

Últimas colunas

Jótha Marthyns
Jótha Marthyns LEX AETHERNA, LEX DIVINA, LEX NATURALIS
LEX AETHERNA, LEX DIVINA, LEX NATURALIS
José de Paiva Netto
José de Paiva Netto CARIDADE NA ONU
CARIDADE NA ONU
Deputada Estadual Márcia Lia
Deputada Estadual Márcia Lia O TERROR EM ARAÇATUBA
O TERROR EM ARAÇATUBA

Publicidade