Logo Portal Ternura
13/07 - IBITINGA-SP
° °
Juliana Boldrin

Juliana Boldrin


A psicologia no auxílio ao diabetes


O diabetes é uma doença crônica que, como qualquer outra doença, não tem apenas manifestações físicas, mas também psicológicas, que causam grande impacto em seus portadores.

         De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), a qual pode ocorrer por diversos motivos.

         Existem alguns tipos de diabetes, sendo os mais conhecidos diabetes tipo 1 e tipo 2.

 

Tipo 1: em geral costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária.  Pode ocorrer por fatores genéticos e também por fatores ambientais, alimentares, entre outros.

Tipo 2:  geralmente é associada ao aumento de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos a partir dos 50 anos.

 

A psicologia no auxílio da doença

 

         O acompanhamento psicológico faz toda a diferença no tratamento do diabético, tanto para o momento da aceitação do recém-diagnosticado quanto para aqueles que já possuem o diagnostico há algum tempo. Ao iniciar um tratamento psicológico, o diabético é encorajado a mudar drasticamente de comportamento, assim como a aderir aos medicamentos necessários, ter uma alimentação adequada e a praticar exercícios físicos regularmente, especialmente àqueles que levam uma vida sedentária e se alimentam de maneira inadequada.

         Outro aspecto importante para lidar com essa doença é o auxílio dado pelo psicólogo ao paciente na motivação ao seu tratamento, fazendo com que o portador de diabetes perceba que o fato de se ter esta doença não significa que a vida acabou. Ademais, a psicologia dá suporte para o alívio do estresse comum do dia-a-dia, fato este que auxilia na manutenção do equilíbrio da glicemia e consequente em sua saúde mental, tendo em vista que sintomas como ansiedade e depressão podem surgir da doença.

          Desta maneira, o psicólogo oferece um acolhimento ao diabético, auxiliando-o a lidar com suas angústias e a enfrentar os “desafios” que a doença lhe proporciona.

 

 

Psicóloga Juliana Boldrin 

Pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental

Atendimentos para jovens, adultos e casais

Fone: (16) 99799- 4770

Clínica FisioMais  

Facebook: https://www.facebook.com/psicologajulianaboldrin

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Jótha Marthyns

Jótha Marthyns

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos
Elizandra Souza

Elizandra Souza

Pandemia e ansiedade infantil

Pandemia e ansiedade infantil
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

O Divino Referencial Jesus

O Divino Referencial Jesus