Logo Portal Ternura
13/07 - IBITINGA-SP
° °
Juliana Boldrin

Juliana Boldrin


Escolha profissional e ansiedade pré vestibular


Escolher a profissão é uma decisão muito importante para os jovens. Esse momento costuma ser um pouco tenso por várias razões, como ansiedade, insegurança, cobranças pessoais, dos professores, da família e amigos.  Além disso, o jovem está deixando a adolescência e entrando na vida adulta, fato que, por si só, já gera muitas mudanças em seu desenvolvimento. 

Para escolher a profissão de maneira mais assertiva é preciso seguir alguns critérios:  Autoconhecimento: é preciso pensar no que realmente gosta de fazer e imaginar como será a sua vida no futuro.  Questionar-se sobre seus sonhos e objetivos também é crucial nessa fase. 

Profissão:  procure saber tudo o que for possível sobre a profissão de sua escolha, tanto na prática como na teoria. Em quais áreas você poderá trabalhar? Quais disciplinas o curso irá lhe oferecer? Se possível, também, vá conversar com um profissional desta área e veja a possibilidade de conhecer o seu trabalho mais de perto. 

Remuneração: a remuneração é muito importante, mas é o ultimo critério a se considerar. É preciso amar o seu trabalho em primeiro lugar, –  quando as pessoas são felizes na profissão, acabam sendo mais criativas e se destacando no mercado de trabalho. A boa remuneração ocorrerá como consequência de um trabalho prazeroso.  Nos momentos que antecedem o vestibular, é comum o vestibulando se sentir ansioso e estressado, e essas emoções podem prejudicar o seu desempenho na prova.

Algumas dicas que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade: 

Ajuste suas expectativas: faça uma auto avaliação refletindo sobre o quanto está preparado para este desafio. Se você estudou o ano todo, provavelmente terá um bom desempenho. Caso não tenha estudado o suficiente, diminua as suas expectativas, mas, nem por isso, deixe de tentar.

Concentre-se nos seus pontos fortes: muitas vezes ficamos focados nas disciplinas em que mais temos dificuldades e, como consequência disso, a ansiedade aumenta. Concentre-se nos seus pontos fortes, que provavelmente serão maiores do que os fracos. 

Descanse: estudar é essencial, mas descansar também é. Nas vésperas da prova, procure reduzir a carga horária de estudos, faça coisas que lhe ajude a relaxar e a se sentir bem.

“Tirar o atraso” na véspera do vestibular não irá ajudar a aprender o que não conseguiu durante o ano.

Caso ainda tenha dúvida em relação à escolha profissional, faça uma orientação vocacional. A orientação vocacional é um processo realizado por um profissional da psicologia que irá guiar o seu paciente para a realização de uma escolha assertiva.

 

Psicóloga Juliana Boldrin
Atendimento para adolescentes e adultos

 

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Jótha Marthyns

Jótha Marthyns

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos
Elizandra Souza

Elizandra Souza

Pandemia e ansiedade infantil

Pandemia e ansiedade infantil
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

O Divino Referencial Jesus

O Divino Referencial Jesus