Logo Portal Ternura
13/07 - IBITINGA-SP
° °
Juliana Boldrin

Juliana Boldrin


O Ciúme Doentio


O ciúme é uma emoção típica do ser humano, mas quando ocorre com frequência, de maneira obsessiva e sem motivos aparentes, pode ser um sinal de alerta. Caracterizado pelo medo de perder a pessoa amada, está relacionado à falta de confiança no outro e em si mesmo.
O ciumento patológico (também chamado de doentio) deseja ter o total controle sobre os sentimentos, comportamentos e pensamentos do parceiro. Com a ideia fixa de que o companheiro ou companheira possui outros relacionamentos, interpreta qualquer situação comum do dia-a-dia como prova de infidelidade. Ele possui sentimentos perturbadores que lhe causam muito sofrimento e a constante sensação de que seu relacionamento corre perigo.
Alguns comportamentos, como ligações constantes em horários impróprios, checar compulsivamente redes sociais e contas telefônicas, vasculhar os bolsos, seguir o parceiro, implicar com amigos e até mesmo com a família, são alguns dos inúmeros comportamentos característicos do ciumento patológico. Todos esses fatores causam muito sofrimento para o casal, resultando em brigas, cobranças, ameaças e até mesmo agressões físicas.
É natural que a vítima do ciumento acabe cedendo às pressões do parceiro na intenção de evitar brigas. Contudo, estará “alimentando” ainda mais a situação, permitindo que ele comande sua vida. Neste caso, é recomendável conversar com o parceiro para que ele entenda sobre a importância do respeito à individualidade, e que estas cobranças prejudicam o relacionamento.
A persistência do ciúme obsessivo é um alerta para a procura de ajuda psicológica. O ciúme patológico, se não tratado, causa sérios prejuízos não apenas para o relacionamento, mas também para outras áreas da vida.  Com o tratamento adequado é possível que o indivíduo volte a ter uma vida normal e com qualidade.

Psicóloga Juliana Boldrin
Atendimento para crianças, jovens e adultos
Fone: (16) 99799- 4770
Clínica FisioMais
Facebook: https://www.facebook.com/psicologajulianaboldrin
 

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Jótha Marthyns

Jótha Marthyns

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos
Elizandra Souza

Elizandra Souza

Pandemia e ansiedade infantil

Pandemia e ansiedade infantil
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

O Divino Referencial Jesus

O Divino Referencial Jesus