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07/08 - IBITINGA-SP
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Juliana Boldrin

Juliana Boldrin


Pense magro e emagreça


Quando o assunto é perder peso, nem sempre escolher a dieta do momento e praticar atividades físicas é o suficiente para obter um bom resultado. Fatores emocionais também influenciam no processo de emagrecimento.

Caso o lado psicológico não esteja bem, acabamos nos alimentando de maneira inadequada, podendo gerar sérios problemas de saúde, como o desequilíbrio do colesterol, diabetes e obesidade, entre outros. Pensamentos como “sou um fracasso”, “não tenho motivação”, “há algo errado com meu organismo”, “esta dieta não é boa para mim” são comuns nesse tipo de situação, na qual as pessoas se “auto” sabotam, desistindo do processo de emagrecimento.  

Ganhar ou perder peso pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que este fator está relacionado ao metabolismo e a genética de cada um. Ter um corpo magro e saudável pode trazer muitos benefícios – melhora a autoestima, autoconfiança, diminui as dores corporais e traz mais energia, o que resulta em uma vida mais saudável.

Para obter sucesso no emagrecimento e permanecer com o peso ideal, é necessária a mudança de comportamento, ter bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas. Para isso, é preciso mudar a maneira de pensar.

Estudos comprovam que a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) é uma abordagem da psicologia que, é grande aliada ao processo de emagrecimento. Baseada na teoria de que o pensamento afeta a forma como nós nos sentimos e, consequentemente, agimos, ela faz com que aprendamos a lidar com nossos impulsos, compreendendo a diferença entre a “fome” (física) e a “vontade de comer” (psicológica). Dessa forma, obtemos o “autoconhecimento” necessário para lidarmos com esses impulsos, evitando, assim, uma alimentação inadequada.

Observe, abaixo, alguns exemplos de pensamentos sabotadores que podem ocorrer no processo de emagrecimento e suas respostas funcionais.

 

O psicólogo, agindo em conjunto com as dietas receitadas por nutricionistas e as atividades físicas ajuda o paciente, de maneira eficaz, a ter determinação para alcançar seus objetivos. Não conseguir perder peso não é um sinal de fracasso, é apenas a falta de habilidades para lidar com essa situação. Ao serem aprendidas e dominadas, essas habilidades passarão a fazer parte do seu cotidiano, podendo auxiliá-lo a manter o peso ideal por toda a vida.

Portando, não desanime da dieta. Procure ajuda profissional.

 

Psicóloga Juliana Boldrin

Atendimento para adolescentes e adultos

Fone: (16) 99799- 4770

Clínica FisioMais

Facebook: https://www.facebook.com/psicologajulianaboldrin

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