Logo Portal Ternura
13/07 - IBITINGA-SP
° °
Juliana Boldrin

Juliana Boldrin


Tensão pré-casamento? A psicologia pode ajudar

Aqui vão algumas dicas para amenizar a tensão e facilitar os preparativos do casamento.


O casamento é o começo de uma vida a dois e a construção de uma família. Muitos desafios ocorrem, começando pelos preparativos da cerimônia até a convivência do casal no dia a dia - é inevitável que os preparativos gerem sentimentos de estresse, insegurança, medo e ansiedade.  É um momento de muita agitação e desafios e, por conta disso, os casais passam por dificuldades emocionais, que geram muitos conflitos e desentendimentos. 

A psicologia auxilia a noiva e o casal a lidar com o estresse que antecede o casamento, potencializando habilidades pessoais que auxiliarão neste tipo de situação, controlando a ansiedade e trabalhando a autoconfiança e parceria entre os noivos para que o “grande dia” ocorra com tranquilidade.

 Aqui vão algumas dicas para amenizar a tensão e facilitar os preparativos do casamento: 

O dialogo é essencial: dialogar é fundamental para que os noivos decidam juntos os preparativos e não os deixem atrapalhar e impedir que o casal aproveite este momento especial.

O noivo pode ajudar: normalmente, os preparativos ficam por conta da noiva, fato este que a sobrecarrega.  A ajuda do noivo é muito importante para diminuir essa sobrecarga.

Não se esqueça dos cuidados pessoais: dormir bem, ter uma boa alimentação e fazer exercícios físicos ajuda a diminuir o estresse.

Familiares e amigos: é comum a família e os amigos darem opiniões sobre o seu casamento na intenção de ajudar. Não deixe que isso atrapalhe, tente compreender e ser paciente - agradeça e diga que irá pensar sobre a sugestão.

Planeje os gastos: é importante estabelecer com o noivo o valor exato que poderão gastar para que não haja tensão e medo de não conseguirem arcar com as despesas e se endividarem.  

Controle o estresse: é importante controlar o estresse para que tudo dê certo. O acúmulo de estresse pode causar problemas, como irritação, mau-humor, desânimo e muitas brigas entre o casal - é importante procurar ajuda profissional.

Acredite, vai dar tudo certo: devido aos inúmeros problemas que surgem e ao acúmulo de emoções, muitas noivas têm vontade de desistir, mas quando temos pensamentos positivos e acreditamos que tudo vai dar certo, temos mais motivação e ânimo para realizar aquilo que sonhamos e, dessa forma, alcançaremos ótimos resultados.

Para que o “grande dia” seja como você sonhou, enfrente os obstáculos e aprenda com as dificuldades. Viva esse momento único com alegria e seja feliz.

 

 

Psicóloga Juliana Boldrin 
Atendimentos para jovens e adultos.
Fone: (16) 99799- 4770
Clínica FisioMais

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Jótha Marthyns

Jótha Marthyns

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos

Covid-19: de mãos dadas com a maldição de Cronos
Elizandra Souza

Elizandra Souza

Pandemia e ansiedade infantil

Pandemia e ansiedade infantil
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

O Divino Referencial Jesus

O Divino Referencial Jesus