Logo Portal Ternura
07/08 - IBITINGA-SP
° °
Juliana Boldrin

Juliana Boldrin


TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo


O transtorno obsessivo-compulsivo, também conhecido como TOC, trata-se de um transtorno psiquiátrico caracterizado pela presença de obsessões e compulsões.

Obsessões são pensamentos, impulsos e imagens recorrentes e persistentes que são vivenciadas pelo individuo como invasivas e indesejáveis – muitas vezes produzem sentimentos como ansiedade, angustia e medo.

Compulsões são atos mentais e comportamentos repetitivos, os quais o sujeito se vê obrigado a executar. Isso ocorre devido à ansiedade produzida pelas obsessões ou por regras que o indivíduo considera extremamente importantes – têm finalidade de diminuir a ansiedade ou evitar situações temidas.

Alguns “rituais”, como verificar várias vezes se as portas e janelas estão fechadas, lavar as mãos muitas vezes ao dia por medo de contaminação, ficar aflito quando algum objeto não estiver no lugar, ter pensamentos obsessivos relacionados à sexualidade ou obsessão por limpeza e organização, são sintomas característicos do transtorno – a pessoa se sente prisioneira de seus sentimentos e pensamentos.

Para ser considerado TOC, é necessário observar se os sintomas estão presentes na maioria dos dias, consumindo mais de uma hora diária do individuo e interferindo nas atividades cotidianas, relações pessoais e sociais – neste caso, procure ajuda profissional.

Para o tratamento, é necessário o acompanhamento psicológico - a terapia cognitivo-comportamental é uma das abordagens mais indicadas, com eficácia comprovada para o tratamento desse transtorno. Também é necessária a avaliação psiquiátrica para verificar se há necessidade de intervenção medicamentosa. 

O TOC é uma doença crônica, portanto não há cura. Os sintomas podem ter oscilações com períodos de melhora e piora. Por essa razão, é indispensável o tratamento para que haja uma melhor qualidade de vida.

 

Psicóloga Juliana Boldrin

Atendimento para jovens e adultos

Fone: (16) 99799- 4770

Clínica FisioMais

Facebook: https://www.facebook.com/psicologajulianaboldrin

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Dr. André Forato Anhê

Dr. André Forato Anhê

O homem é o coronavírus do mundo*

O homem é o coronavírus do mundo*
Alessandra Augusto

Alessandra Augusto

Combatendo a violência contra a mulher

Combatendo a violência contra a mulher
Jótha Marthyns

Jótha Marthyns

E dai? Temos medidas de proteção social?

E dai? Temos medidas de proteção social?