Logo Portal Ternura
30/09 - IBITINGA-SP
° °
Psicóloga Talita Andrade Deltorto

Psicóloga Talita Andrade Deltorto


Não devemos rotular as crianças.


A infância é a fase de formação de identidade da criança, ela decide e descobre quem é. Quando a rotulamos, influenciamos nesse processo e ela pode até se confundir. E pior, a confusão é maior quando o rótulo vem da mãe, pois a opinião dela é a que de fato conta para os pequenos.

Por isso, conversar sobre o tema é importante.

Sabemos que estamos rotulando uma criança quando dizemos: Nossa esse  menino é terrível?  Essa criança nunca me obedece! Você é muito chato! Esse menino não para um minuto! Você não imagina como ele é bravo! Você é preguiçoso,  é bravo, você é gordo, e assim por diante.

Quando fazemos isso às crianças que estão em processo de formação da personalidade elas pensam assim: Nossa, mas será que sou isso mesmo? AH eu devo ser! Se minha mãe, meu pai a professora (o adulto) esta dizendo isso de mim isso deve ser a verdade. E quando a criança começa a pensar isso começa um ciclo onde ela passa a ter atitudes que confirmam aquilo que falamos que ela é, e nós vemos nela essas características cada vez mais potencializadas e voltamos a rotular e esse ciclo passa a não ter fim.

 A criança tem uma necessidade importante de existir e se ela puder existir de uma forma saudável e gostosa será muito bom, mas se ela precisa existir dentro de rótulos negativos que nós agregamos, sem problemas, ela vai existir desse jeito.

Os comportamentos das crianças nos contam muito sobre ela e o que esta acontecendo, ao invés de buscarmos palavras que a encaixem dentro de um rótulo nós podemos ajuda lá a resolver situações. Quando rotulamos tiramos dela a possibilidade de ser diferente.

O que podemos dizer é que ela está agindo de uma determinada maneira naquele momento,  por exemplo : "neste período você está desobediente", para que ela aprenda a diferença de ser e estar",

A criança se sente reconhecida, vista  e percebida por nós.

E como os pais podem ajudar as crianças quando percebem que um rótulo foi colocado? Depois que o rótulo foi colocado, ele leva tempo para desaparecer. Os pais devem prestar atenção em outras qualidades dos filhos para exaltá-la. Por exemplo, se a criança foi rotulada e comece imediatamente a mudar essa postura de falar que a criança é isso ou aquilo. O adequado é mostrar pra ela que naquele momento ela Esta fazendo ou agindo de determinada maneira mas que ela pode fazer as coisas de um jeito diferente. Em casos mais graves, às vezes é indicado procurar apoio de profissionais.

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

Isabela Manchini

Isabela Manchini

LGBTQI+ NA ESCOLA: RESPEITO É DEVER DE TODOS!

LGBTQI+ NA ESCOLA: RESPEITO É DEVER DE TODOS!
Maria Eugênia Pinheiro Sena da Silva

Maria Eugênia Pinheiro Sena da Silva

Eleições, voto e título de eleitor: questionamentos frequentes

Eleições, voto e título de eleitor: questionamentos frequentes
Isabela Manchini

Isabela Manchini

Abuso sexual de crianças e adolescentes: Algumas observações

Abuso sexual de crianças e adolescentes: Algumas observações