Logo Portal Ternura
20/09 - IBITINGA-SP
° °
Sidney de Andrade

Sidney de Andrade


A Internet e os novos “Formadores de Opinião''


O mundo em que vivemos está em constante mudança e não podemos deixar de concordar que é evidente o crescimento elevado da tecnologia em todo cenário mundial, mediante a tantos recursos, é comum encontrar indivíduos que se intitulam comunicadores e formadores de opiniões.

Uma grande prova disso são as chamadas “redes sociais” desde sua chegada em meados dos anos 2000 e com a popularização da internet as pessoas se utilizam dessas ferramentas de forma frequente e, muitas vezes, por não ter o “filtro” adequado, acabam por fazer o uso indevido das redes, criando confusões e situações catastróficas.

Um caso recente que podemos citar como exemplo foi o da socialite Day MacCarthy que publicou um vídeo fazendo comentários maldosos e racistas contra a menina “Titi” filha do casal, Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank.

No vídeo em questão ela usa palavras ofensivas, tom de deboche e crueldade contra uma menina de quatro anos de idade que nem ao menos poderia se defender.

A repercussão do vídeo foi imediata e as pessoas se manifestaram contra, fizeram críticas, e muitos artistas fizeram uso de sua fama para posicionar-se contra esse tipo de atitude que, infelizmente, ainda é uma realidade que atinge muitas pessoas pelo simples fato de ter uma cor de pele, etnia ou opção sexual diferente, dentre tantas outras circunstâncias que difere cada ser humano, mas que, não deveria ser um parâmetro de comparações.

É terrível lidar com situações como essas em pleno século XXI, pessoas que falam e pensam de uma forma retrógrada e que não tem o mínimo de empatia para poder sequer viver em sociedade.

Esse vem sendo apenas mais um episódio entre muitos outros que nos deparamos em nosso cotidiano e creio que não será o último, porém, vejo algo bom em meio a tanta polêmica que é justamente a forma como a ação da socilite gerou essa reação instantânea em todo Brasil contra esse tipo de atitude, e isso da esperança e nos faz acreditar na humanidade, ver que ainda existem cidadãos de bem e saber que muitas pessoas se preocupam e importam com o próximo.

Atitudes como a de Day MacCarthy são inadmissíveis e criminosas, entretanto, não existem meios que impossibilitem que essas ideias e postagens sejam disseminadas nas redes sociais o que, também, não as torna imunes por essas publicações, sendo assim, é importante refrorçar que qualquer coisa que seja divulgada a seu respeito e ofenda seu caráter, dignidade ou que traga constrangimento, deve ser respondido perante a lei e ninguém deve ficar impune.

É necessário que cada um saiba que é livre para falar e publicar o que bem entender, independente do assunto, mas que, terá sempre de responder por aquilo que se incumbiu de tornar real ou tornar notícia, por esse motivo, da-se a importância das mobilizções das pessoas em casos assim, em mostrar sua opinião, indignação e fazer vencer aquilo que é justo sempre.

Devemos fazer com que prevaleça o respeito a vida sem distinções, preconceitos e, principalmente, sem a exclusão de qualquer indivíduo, pois, somos todos iguais ou melhor, deveríamos ser.

Todos têm o direito de ser feliz por ser quem é, viver de forma livre e ninguém deve questionar a sua escolha. O respeito deve ser mútuo e a sua liberdade deve sempre terminar onde a do seu próximo se inicia.

Viva, conviva, respeite! A maior prova de humanidade é entender e colocar a prova que todos têm seu espaço nesse lugar chamado: Planeta Terra

Câmara Municipal de Ibitinga

Últimas colunas

José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

As graves consequências dos diversos tipos de suicídio

As graves consequências dos diversos tipos de suicídio
Antonio Tuccílio

Antonio Tuccílio

Precatórios: o calote precisa ter fim

Precatórios: o calote precisa ter fim
José de Paiva Netto

José de Paiva Netto

Sustentabilidade pela Economia Celeste

Sustentabilidade pela Economia Celeste