Logo Portal Ternura
01/10 - IBITINGA-SP
° °

Jiu-Jitsu e Caridade uma Ação que deu Certo

Jiu-Jitsu invade praças da cidade


Texto: José Commandini Neto

Jornalista Profissional

 

O projeto social da Sociedade São Vicente de Paulo, visa ajudar os jovens ensinando equilíbrio, autocontrole e respeito com a grande diferença de que não existe rivalidade, tentando mostrar que basta ter força de vontade.


Treino na Praça da Vila Cristina
 

Essa ideia inusitada surgiu há três meses graças à parceria entre a Actus Verum Team e a Sociedade São Vicente de Paulo, não conta com apoio do poder público e patrocínios no momento. Tem o objetivo de buscar a verdade e agir pelo correto, que é o que significa Actus Verum Team, sendo um Jiu-Jitsu em prol a todos, visando à competição dos meninos e meninas que participam. O professor responsável pelo projeto, é Cristiano Serra Buran, 35 anos, sendo 15 anos de experiência no Jiu-Jitsu, faixa preta e filiado pela Academia JP (Joaquim Peixoto), de São Paulo (SP); academia também responsável pelo projeto.

Cristiano decidiu ser voluntário e mostrar para as crianças e jovens como é esse esporte. O projeto é gratuito para crianças e jovens até 16 anos, e é desenvolvido na Sede Vicentina, localizada no Jardim Alvorada. "Percebemos que muitas crianças e jovens atendidos pelas conferências da Sociedade São Vicente de Paulo, não participavam de nenhuma atividade física, além das aulas de Educação Física oferecidas pelas escolas, então decidimos mostrar para esses jovens, o que é o jiu-jítsu. Começamos com poucas crianças e jovens, e hoje já somos em 30 participantes. Percebemos o sucesso do projeto e do esporte, e resolvemos uma vez por semana levar o projeto paras as praças", explica Cristiano.


Alunos graduados com a faixa amarela.
 

Paulo Bispo, confrade vicentino, explica que o projeto Jiu-Jitsu e Caridade, como é conhecido, veio da necessidade de oferecer algo a mais aos jovens e crianças que são

atendidos pela sociedade, mas lembra que todos que quiserem participar são bem vindos. "Tivemos interesse em trazer para a nossa sede, depois que vimos à adesão e as conquistas que o esporte está tendo em nossa cidade, além de conhecermos melhor seus objetivos e entendermos que o Jiu-Jitsu poderia colaborar com a formação de nossas crianças e jovens. A aceitação foi surpreendente, muitos participam e sempre saímos renovados dos treinos", comemora o confrade.


Participantes do Projeto
 

Cristiano explica que o projeto não prega a rivalidade, eles buscam mostrar para os jovens que basta ter força de vontade. "Não precisa ter gana de ser melhor que o outro. Nós mesmos nos corrigimos e ajudamos o adversário no treino. É muito saudável", completa.

O professor Cristiano conta com a ajuda e o apoio, do atleta Felipe Alves. “A honra deste projeto é dele também, sendo ele um parceiro, um irmão, meu aluno e meu braço direito nesta ação. O Felipe em um futuro bem próximo, será o faixa marrom da equipe”, revelou.

Apesar das aulas serem um projeto de uma associação com carisma da Igreja Católica Apostólica Romana, o professor Cristiano deixa claro que o atleta não precisa ser católico para treinar. "Os Vicentinos apenas cedem o lugar como uma forma de contribuir e nós, damos o treino."

Uma vez por semana os treinos são realizados em praças da cidade, com a finalidade de tornar o esporte mais conhecido e conquistar mais participantes para o projeto. Assim que o treino começa, um grande número de pessoas se aglomera para ver e ao final, tiram suas dúvidas sobre o que viram com os participantes; em todas as praças que o projeto visitou conquistou inúmeros participantes e admiradores. Na quinta-feira, 20/04, a Folha de Borborema, participou de um treino na Praça da Vila Maria Cristina, onde dois participantes foram graduados, Vinicius Rodrigues dos Santos e Kaique Eduardo Evangelista, trocaram suas faixas brancas pela amarela.


Destaques da equipe Fiori e Felipe
 

A equipe Actus Verum Team visa ajudar os jovens ensinando equilíbrio, autocontrole e respeito. "Queremos que as crianças aprendam desde cedo a controlar as emoções. Apesar do Jiu-Jítsu ser

conhecido pela agressividade, é uma arte suave, que ajuda com a disciplina e equilíbrio. Buscamos sempre mostrar que não devemos usar nossa força para brigar, podemos resolver o problema de outro jeito. A ideia do projeto é também trabalhar a questão da espiritualidade, focamos muito o aspecto de respeito ao próximo e a força de vontade", explica o professor Cristiano.


Treino realizado na Sede Vicentina
 

Os atletas já participaram de algumas competições tendo como destaque o participante Fiore Almicci Junior, que é Campeão Sul-americano, Campeão Brasileiro e Campeão Paulista, e a cada dia vem sem destacando, além de participantes que já se consagraram vice-campeões em diversas categorias e competições.

Para os interessados em participar das aulas, o projeto é desenvolvido na sede da Sociedade São Vicente de Paulo, sendo gratuito para participantes até 16 anos. Para participar basta comparecer acompanhado de um responsável, quando criança ou adolescente. Não precisa saber lutar, porém ter vontade de aprender. "Todos são bem vindos, não vemos religião e muito menos classe social, queremos que as pessoas sintam a realidade uma das outras. Gostamos de mostrar esse choque social para que todos aprendam a conviver juntos", garante Paulo Bispo.

O projeto é desenvolvido de terça e quinta-feira, das 19h às 21h, e aos sábados, das 14h30min às 16h30min. Mulheres também podem participar tanto para lutarem, como para desenvolver a parte funcional visando a perca de peso, fortalecimento e disciplina.


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
criar um comentário

Esporte regional

mais notícias

Noroeste comemora 110 anos e web faz piada com aniversário do Corinthians:
há 4 semanas atrás

Noroeste comemora 110 anos e web faz piada com aniversário do Corinthians: "Clube grande"

Noroeste comemora 110 anos e web faz piada com aniversário do Corinthians: "Clube grande"
Bauru Basket anuncia saída do técnico Demétrius Ferracciú
há 2 meses atrás

Bauru Basket anuncia saída do técnico Demétrius Ferracciú

Bauru Basket anuncia saída do técnico Demétrius Ferracciú
Vôlei na pandemia: Levantadora ibitinguense treina com bolas de outros esportes para não perder o to
há 2 meses atrás

Vôlei na pandemia: Levantadora ibitinguense treina com bolas de outros esportes para não perder o to

Vôlei na pandemia: Levantadora ibitinguense treina com bolas de outros esportes para não perder o toque
Ferroviária tem aval da prefeitura de Araraquara para retomar treinos presenciais
há 3 meses atrás

Ferroviária tem aval da prefeitura de Araraquara para retomar treinos presenciais

Ferroviária tem aval da prefeitura de Araraquara para retomar treinos presenciais
Sem previsão de campeonatos para base em 2020, AFE reforça assistência psicológica a garotos
há 4 meses atrás

Sem previsão de campeonatos para base em 2020, AFE reforça assistência psicológica a garotos

Sem previsão de campeonatos para base em 2020, AFE reforça assistência psicológica a garotos