Logo Portal Ternura
24/01 - IBITINGA-SP
° °

Futuro de Gabriel Santos será decidido amanhã pelo CAS/TAS - Tudo para você entender e saber do caso

Uma disputa do piloto de motovelocidade Christian Craig, o jogador de futebol russo Marksim Maksimov que foi suspenso por transferência irregular e por fim o nadador brasileiro Gabriel Santos Silva que contesta a decisão da FINA na sua suspensão de 12 mes


A Corte Suprema do Esporte, CAS-TAS, se reúne amanhã em Lausanne, na Suiça, tem três casos na pauta. Uma disputa do piloto de motovelocidade Christian Craig, o jogador de futebol russo Marksim Maksimov que foi suspenso por transferência irregular e por fim o nadador brasileiro Gabriel Santos Silva que contesta a decisão da FINA na sua suspensão de 12 meses pelo teste positivo em maio deste ano.

Confira abaixo todos os detalhes e as chances de Gabriel no caso:

RESUMO

* No dia 20 de maio deste ano, em teste surpresa fora de competição em São Paulo, Gabriel testou positivo para Clostebol, esteroide anabólico sintético que faz parte da classe S1.1 da lista proibida do WADA.

* No dia 25 de junho, um dia após retornar do Giro pela Europa com a Seleção Brasileira, Gabriel foi comunicado do teste positivo. Dois dias depois, o escritório de advocacia Bichara e Motta comunicou a FINA a representatividade do atleta indicando que ele rejeitava a contra-prova do teste (amostra B) iniciando o seu processo de defesa e também “suspensão voluntária” se afastando das competições e treinamentos oficiais. Na carta, ainda ficava expresso a intenção de participação do nadador no Campeonato Mundial de Gwangju, solicitando uma atenção expressa na resolução e análise do caso.

* Na véspera do início do Campeonato Mundial, em Gwangju, o Painel de Doping da FINA, formado por apenas uma pessoa, o australiano Robert Fox, fez a análise do caso de Gabriel.

* Na defesa de Gabriel, além de sua presença, seu médico Rodrigo Brochetto, além do médico da CBDA Gustavo Magliocca e o técnico Alberto Pinto da Silva. Por Skype, a defesa também apresentou o irmão de Gabriel, Gustavo e o professor Luis Cláudio Cameron, um ebiomecânico que fez uma análise independente do teste positivo do nadador.

* Com ampla documentação, ficou comprovado que o irmão de Gabriel, Gustavo, fez uso de uma pomada, Novaderm, no período de abril e maio deste ano em tratamento para uma irritação de pele. Gabriel esteve na residência da família para celebração do aniversário do avô na possível contaminação e contato com a substância.

* A baixa quantidade da substância, apenas 0.2 ng/mL, além dos relatos e documentação apresentados ficou configurado que aconteceu uma contaminação involuntária de Gabriel.

DECISÃO DO PAINEL DE DOPING

* No mesmo dia do Painel de Doping, e pela necessidade da rápida decisão por conta da participação ou não de Gabriel no Mundial, foi anunciada uma suspensão de oito meses de suspensão para Gabriel.

* Quatro dias depois, o Painel de Doping emite um novo documento, revisando a decisão e aumentando a suspensão para 12 meses com início no dia 19 de julho de 2019 e encerramento no dia 20 de julho de 2020.

PONTOS IMPORTANTES NO CASO

* O Painel de Doping reconhece que o doping foi involuntário, a contaminação foi comprovada.

* A substância Clostebol prevê uma suspensão de quatro anos. Como ficou confirmada a involuntariedade do doping, reduzida pela metade para dois anos e novamente reduzida para um ano por ter sido comprovado exatamente como ocorreu a contaminação.

* O que a defesa de Gabriel tentou, mas não conseguiu , foi retirar a punição por negligência. Os 12 meses aplicados para Gabriel correspondem ao fato de ser um atleta de alto nível e ter cuidados extras com toda a sua rotina.

* A defesa indica que o contato de Gabriel com roupa de banho, cama, e outros itens utilizados pelo seu irmão Gustavo, foram involuntários e não poderiam ser evitados. O Painel entendeu de forma diversa.

POSSÍVEL REVISÃO DE PUNIÇÃO

* O argumento para a defesa vai ser buscar uma completa absolvição para Gabriel que, segundo os documentos e provas apresentadas, lhe imputam uma condição de vítima já configurada pelo Painel de Doping feito em Gwangju.

* Um ponto importante nesta apelação é a própria decisão do Painel, que acolheu quase todos os pontos apresentados pela defesa. Agora, num julgamento com a presença de três árbitros o pedido será para retirar a punição de negligência e, na melhor das hipóteses, a absolvição do nadador.

* Se recusados os argumentos da defesa de Gabriel, o mesmo seguirá o seu período de 12 meses de suspensão, e por consequência, segue fora da disputa por uma vaga no time olímpico para Tóquio 2020.

* A decisão do Painel não tem data específica para ser anunciada. Pode sair em alguns dias, ou até semanas.

Futuro de Gabriel Santos será decidido amanhã pelo CAS/TAS - Tudo para você entender e saber do caso

Uma disputa do piloto de motovelocidade Christian Craig, o jogador de futebol russo Marksim Maksimov que foi suspenso por transferência irregular e por fim o nadador brasileiro Gabriel Santos Silva que contesta a decisão da FINA na sua suspensão de 12 meses pelo teste positivo em maio deste ano - ( Reprodução - Satiro Sodré )

Fonte: https://sportv.globo.com/site/blogs/blog-do-coach/post/2019/12/08/futuro-de-gabriel-santos-sera-decidido-amanha-pelo-castas-tudo-para-voce-entender-e-saber-do-caso.ghtml


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
criar um comentário

Esportes

mais notícias

Confira os resultados dos Estaduais
há 6 horas atrás

Confira os resultados dos Estaduais

Confira os resultados dos Estaduais
Confira os resultados dos Estaduais
há 1 dia atrás

Confira os resultados dos Estaduais

Confira os resultados dos Estaduais
Confira os resultados da Copa São Paulo de Futebol Júnior
há 1 dia atrás

Confira os resultados da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Confira os resultados da São Paulo de Futebol Júnior
Flamengo anuncia Thiago Maia:
há 1 dia atrás

Flamengo anuncia Thiago Maia: "Veio da França para realizar o sonho de vestir o manto"

Flamengo anuncia Thiago Maia: "Veio da França para realizar o sonho de vestir o manto"
Confira os resultados da rodada dos Estaduais
há 1 dia atrás

Confira os resultados da rodada dos Estaduais

Confira os resultados da rodada dos Estaduais