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58% dos recrutadores olham primeiro o campo de experiência profissional no currículo, diz pesquisa

Para especialista da Catho, traduzir os resultados alcançados é mais relevante e atraente para garantir a participação em um processo seletivo.


Uma das etapas é a avaliação de currículos pelos avaliadores  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Uma das etapas é a avaliação de currículos pelos avaliadores — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

 

O campo de experiências profissionais é o primeiro item observado em currículos, segundo pesquisa com recrutadores da Catho.

O levantamento apontou que o histórico é o primeiro item observado em currículo, segundo 58% dos recrutadores entrevistados. Em seguida vem o objetivo profissional. Veja abaixo:

 

  • Experiências profissionais: 58%
  • Objetivo profissional: 19%
  • Formação acadêmica: 8,5%

 

Para Bianca Machado, gerente sênior de Catho, parte dos candidatos não preenche o campo das experiências profissionais de forma correta. Ela considera que o mais relevante a ser explorado no campo experiências profissionais são os resultados que o candidato trouxe ao longo de sua trajetória na empresa.

Segundo Bianca, mais do que relatar atividades e atribuições, traduzir os resultados alcançados para o currículo é mais relevante e atraente para o recrutador. Veja exemplos que podem ser colocados no campo do currículo:

 

  • Como o candidato proporcionou crescimento ao seu setor
  • Propostas de melhorias na área ou na empresa
  • Metas alcançadas e seus diferenciais que levaram ao sucesso de algum projeto

 

"Para o recrutador essas informações são muito ricas e permitem que o candidato se destaque em meio aos outros concorrentes", afirma.

Além de ressaltar pontos importantes, a pesquisa também apontou os principais fatores de eliminação dos candidatos. Em primeiro lugar estão os erros de português, seguido por falta de experiência. Veja abaixo:

 

  • Erros de português: 34%
  • Falta de experiência: 25%
  • Ausência de objetivos profissionais: 10%
  • Distância entre o candidato e a empresa: 9%

 

Fonte: G1


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