Pedágio ‘sem cancela’ começa a operar em Itápolis; entenda como funciona
Free Flow começa a funcionar em rodovia na região de Araraquara; entenda o novo sistema de pagamento
A praça de pedágio de Itápolis, cidade localizada a 83 quilômetros de Araraquara, no interior de SP, passa a operar com pagamento eletrônico “sem cancela”, conhecido como Free Flow. A nova tecnologia funcionará a partir desta quarta-feira (4) no quilômetro 179 da rodovia Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e doutor Mário Gentil (SP-333).
O sistema é operado por pórticos que possuem câmeras, antenas e sensores, permitindo que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade. A implantação faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o governo do estado de São Paulo e com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio por pórticos de cobrança, de forma gradual, até o 7º ano da concessão. Ainda no segundo semestre deste ano, a nova modalidade de cobrança será implantada na praça de pedágio localizada em Jaboticabal.
O Free Flow permite que os usuários sigam viagem sem parar em cabines. Para os veículos com TAG, o valor é cobrado automaticamente pela operadora contratada, com descontos progressivos para os motoristas. Já aqueles que não possuem TAG precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos diversos canais disponibilizados pela concessionária.
Vale ressaltar que o não pagamento da tarifa é considerado infração grave pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Comentários (0)
Escreva seu cometário...